terça-feira, 13 de janeiro de 2009

mariana.it9 (regresso)


Ciao!

Pessoal tenho andado um bocado atarefada aqui por terras do Sto António, mas como ninguém escreve nada há quase um mês achei que estava na horinha! Se não este blog está a ficar uma seca.

Depois de ter passado quase 3 semanas em Portugal regressei à base. A época de exames (ao contrário de todos os outros destinos de Erasmus) só começa agora aqui em Itália.
Por isso não devem ter notícias minhas tão cedo. E também porque vou fechar o meu Erasmus e a minha vida de estudante com o Carnaval de Veneza e por isso vou andar meia ocupada com as máscaras=)

Não há assim nada de muito novo para contar... as férias foram boazinhas... já nem me lembrava do conforto de um sofá e de um bom filmezinho a passar na tv! Aqui a televisão é uma verdadeira treta... passa a vida a dar BigBrother (ou o grande fratello, como lhe chamam) e programas que não interessam ao diabo! Quando regressei a Itália, quase que ficava em Portugal em terra. Primeiro porque a neve em Milão deixou tudo a meio gás, e segundo porque tinha peso a mais nas duas bagagens de mão que levava e tive que pedir a um desconhecido para me levar a mala até ao avião! Também porque resolvi trazer um bom carregamento de Vinho do Porto porque toda a gente cá me tinha pedido =D
Mas desta vez apertaram mesmo com o peso da bagagem... a Ryanair está a ficar muito exigente! Felizmente fomos 3 com destino a Itália, eu o Miguel(que está em Padova) e um outro aluno da nossa faculdade que fui encontrar por acaso já perto da porta de embarque!(Quanto pessoal conhecido da FEUP andará por Itália que nós nem sabemos?!) Ainda deu para beber um vinhinho do Porto no comboio acompanhado de uns deliciosos "rissoizinhos" que nos souberam pela vida!
Aqui fica a famosa foto...
Em Padova a vida continua o seu caminho...Já há montes de actividades erasmus marcadas...festas, snowtrips e claro... os fatídicos exames:S (tinham que vir para estragar a boa vida!)
Claro que tive imensa pena de perder o espectáculo que a neve proporcionou no nosso país... Acho que Amarante estava uma autêntica Sibéria! Mas há que pensar que por estes lados também neva!
De resto não há assim mais nada de mais a declarar... Espero ansiosamente os próximos "posts"

Arrivederci

sábado, 20 de dezembro de 2008

Budapest.7

Olá pessoal:

A esta altura já quase todos devem estar em portugal ou a caminho..... LOL... Eu e o Marco continuamos por aqui, e por aqui vamos passar o NATAL e o ANO NOVO, como já devem saber. Vamos passar o Natal com mais 3 portugueses, 2 Italianos, 1 Belga e 2 ou 4 Franceses (ainda não temos a certeza), ainda não temos bem a certeza do local mas em princípio será na nossa casa.... Um dos portugueses, o paramés, faz anos dia 24 de Dezembro vai ser o nosso menino Jesus.... LOL..
Entre o natal e o ano novo estamos a planear ir a Zagreb e Ljubiliana, já que este fim de semana não foi possível porque os comboios na Hungria estão em greve e não dá para entrar e sair, quer dizer agora já dá mas passas mais ou menos 4 ou 5 horas na estação de comboios porque só há 1 ou 2 comboios por dia e não se sabe as horas... LOL...

Já devem ter visto o mail da rapariga Francesa, Ophelie, que desapareceu, pelo menos eu recebi um mail do Albino oliveira a falar sobre isso.... Nós já estávamos a par da história até porque foi um colega nosso, o Stefano, que encontrou a mala da rapariga, na Chain bridge. Até agora não se sabe nada dela, a policia continua a investigar, já viu nas camaras que existem pela cidade, e parece que viram a rapariga a andar sozinha pelas rua sde Budapeste ás 2 e 30 da manhã mais ou menos e viram-na entrar sozinha da ponte mas depois nunca mais a viram sair..... Pensa-se que possa ter sido suicidio mas ainda não se sabe e os amigos e os pais dizem que isso é impossivel...... Bem mas vamos deixar-nos de coisas tristes, esperemos que a rapariga apareça....

Este mês não fizemos nenhuma viagem porque o mês foi bastante atarefado, entre testes e trabalhos era dificil arranjar tempo para festas mas de vez em quando ainda havia um tempinho, claro!!!! Agora é tempo de descançar um bocado e passear por Budapeste, porque ainda nos falta ver muita coisa, a cidade é muito grande e até agora não tivemos grande tempo para conhecer tudo. Por isso agora vamos pegar no nosso guia turístico de Budapeste e visitar os locais que eles aconselham..... Também devemos ir a um vila perto do lago Balaton, fica a mais ou menos 1 hora de Budapeste, foi a nossa professora de Microeconomia que nos aconselhou a lá ir. Esta nossa professora adora Portugal já lá esteve por 15 dias, acho eu, agora já não me lembro muito bem, e já esteve no Porto mas conhece melhor o sul, no Porto esteve pouco tempo, mas disse-nos que gostou muito do que viu, é muito bonito disse ela. Deixamo-vos uma foto dos alunos de ERASMUS da BME 2008/2009 1ºsemestre, que tiramos no final de Novembro



No final de Novembro fomos à Polónia, Cracóvia e Auchwitz, a viagem foi muito fixe fomos 33 ERAMUS. Fomos de camioneta e a viagem demorou 7 horas para lá e 7 horas para cá já estávamos fartos de camionetas quando chegamos. A viagem foi organizada pelo Zé, o outro rapaz da FEUP, ele aqui é a nossa agência de viagens..... Eramos tantos que tivemos de ficar em hosteis diferentes. Mandamo-vos uma foto em que estou eu, o Marco, o Zé e o Ettiene (Francês) e atrás o Ricardo e aNatalie (Grega) .....


Ah é verdade quase me esquecia... O Marco cortou o cabelo !!!!! Cá vai mais uma foto para o confirmar (o que está ao meu (Inês) lado direito na foto é o Jitesh, é português).


Bem por agora acabaram-se as novidades, até porque este post já está a ficar um bocadito para o grande.... LOL... Mas não nos podemos despedir sem antes vos desejar um BOM NATAL e um BOM ANO NOVO!!!!!!! Muitas predinhas para todos..... Aí vai o pai natal.........


Bjs internacionais da Inês e do Marco

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

mariana.it8 - Buon Natale

Ciao!
São quase 2 da matina aqui por estes lados. A festa de Natal da residência está a decorrer e ninguém consegue dormir!

Falando de festas... O nosso director de
curso (o personagem mais postal de todos os tempos) organizou-nos uma festinha num centro de investigação que eles construiram vocacionado para o ambiente! Foi uma experiência engraçada conhecer a família dos professores de faculdade! Uma visão surreal para quem está habituado ao ambiente académico "FEUP".

Por cá tem-se feito um pouco de tudo. Desde o estudo e trabalho até às inevitáveis festas de Natal. Com
o é de esperar, os Domingos aqui são para não fazer nada, então o que mais faço é meter-me no comboio! Há dias fui a Bologna com o resto do pessoal! Claro que Bologna (dita como uma cidade cheia de vida nocturna), durante o Domingo estava deserta! Mas foi giro porque é uma cidade cheia de edifícios bonitos e tem 1001 torres! Aqui ficam algumas imagens que marcaram a viagem!Como se pode ver, a entrada na catedral de Bologna é vedada a malas portuguesas! Muito ódio têm estes italianos ao nosso povinho! (Eu sei que estou com a cara mais aterrada de sempre, mas subir 500 escadas não é para qualquer Erasmus!).

No fim de semana seguinte resolvi ir ao Lago di Garda, uma verdadeira surpresa! Acho que é um sitio simplesmente maravilhoso e é só a uma hora e pico daqui de comboio. Sirmione é uma cidade pequenina numa peninsula que entra dentro do lago. À volta do lago há umas montanhas cheias de neve que dão a sensação de estarem nas fotos aplicadas em photoshop! Mais umas fotozinhas para se entreterem(tirei só 200 neste dia!)! (ah! tive que ir à polícia reclamar porque a bandeira portuguesa estava de pernas para o ar no conjunto de bandeiras municipais à beira do castelo! inadmissível=D)

Entretanto voltando a Padova, há dias estavamos no café Madrid (o café aqui a baixo da residência onde, comprando uma bebida nos ofereçem massa para comer - e onde toda a gente vai para os copos às 4ªs feiras antes de ir para a Piazza del Erbe muito famosa por aqui também) e resolvemos que já estava na altura de organizar um jantar de Natal com troca de prendas e tudo! Claro que foi mega giro trocar prendas com o resto do pessoal! Especialmente porque o jantar foi na cantina universitária - o local onde há bar aberto incluindo cerveja e vinho! Um dos alemães (Axel) recebeu a primeira gravata da vida dele(padrão natalício)! A mim saiu-me uma caixa de pastilhas elásticas que diz: enjoy spending time with your mother!!! Enfim...muito bom!


Anyway... estou de volta a Portugal esta 3ª feira! Mal posso esperar pela comida da minha mãezinha!
Abraço a todos, e se não nos "virmos" Auguri(bons festejos) para todos!

"Che questo Natale porti a tutti pace e amore in ogni più piccola e grande parte del mondo e nella tua casa. Questo è un augurio che viene dal mio cuore e che ti invio con grande amicizia. Buon Natale amico mio. "

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

wageningen 7 - Sinterklaas!

Ora bem, para quem não conhece a tradição holandesa é capaz de haver um pouco de choque cultural na época natalícia...ver brancos andar na rua de cara pintada de preto, vestidos de palhaços, e toda a gente mt contente à volta é um pouco surreal! Aqui segue uma explicação resumida (para o original clique-se aqui):


Sinterklaas is a traditional holiday figure in the Netherlands, Netherlands Antilles and Belgium, celebrated every year on Saint Nicholas' eve (December 5) or, in Belgium, on the morning of December 6. The feast celebrates the name day of Saint Nicholas, patron saint of, among other things, children.

In the Netherlands, Saint Nicholas' Eve, (December 5th) is the chief occasion for gift-giving. The evening is called sinterklaasavond or "pakjesavond" ("presents' evening"). Traditionally, presents are ingeniously wrapped, and are therefore called surprises. Also, presents are traditionally accompanied by a poem from Saint Nicholas.

The Sinterklaas feast celebrates the nameday of Saint Nicholas, patron saint of children. Saint Nicholas was a Greek bishop of Myra in present-day Turkey and became the patron saint of children based on various legends that include resurrecting children from death and saving them from prostitution.

Sinterklaas has a long white beard, wears a red bishop's dress and red mitre (bishop's hat), and holds a crosier, a long gold coloured staff with a fancy curled top. Sinterklaas carries a big book with all the children's names in it, which states whether they have been naughty or nice in the past year. Sinterklaas is usually a nice, forgiving person and rides a white horse.

Sinterklaas traditionally arrives each year in November (usually on Saturday) by steamboat from Spain (A personagem vem da Turquia por Espanha...mas quem é que inventa estas coisas!?lol), and is then paraded through the streets, welcomed by cheering and singing children. Invariably, this event is broadcast live on national television in the Netherlands and Belgium. His Zwarte Piet (meaning Black Pete) helpers throw candy and small, round ginger bread-like cookies, kruidnoten or pepernoten, into the crowd.

(é isto que temos de aturar nas ruas ao fim de semana...)

The children welcome him by singing traditional Sinterklaas songs. Sinterklaas also visits schools, hospitals and shopping centres. After this arrival all towns with a dock have their own intocht van Sinterklaas (arrival of Sinterklaas). Local arrivals usually takes place on Sunday, the day after he arrives in the Netherlands. In places a boat cannot reach, Sinterklaas arrives by train, bus, horse or even carriage.

Traditionally, in the weeks between his arrival and the 5th of December, before going to bed, children put their shoes next to the chimney of the coal fired stove or fireplace, with a carrot or some hay in it "for Sinterklaas's horse", sing a Sinterklaas song, and will find some candy or a small present in their shoes the next day, supposedly thrown down the chimney by a Zwarte Piet or Sinterklaas himself. However, with the advent of central heating children put their shoes near the boiler or even just next to the front door.

(segundo o meu céptico professor na aula de hoje, a verdade por trás das cenouras é que o pai natal tem um coelho que será morto para a refeição natalícia e que, obviamente, as cenouras são para a engorda...)

Typical Sinterklaas candy is the chocolate letter, the first letter of the child's name made out of chocolate, speculaas (a type of shortcrust biscuit), chocolate coins, a figurine of Sinterklaas made out of chocolate and wrapped in painted aluminium foil, and coloured marzipan shaped into fruit, an animal or some other object.

Children are told that Black Pete enters the house through the chimney, which also explains his black face and hands, and would leave a bundle of sticks (roe) or a small bag with salt in the shoe instead of candy when the child had been bad.

Children are also told that in the worst case they would be put in the gunny sack in which Black Pete carries the presents, and be taken back to Spain, where Sinterklaas is said to spend the rest of the year. (para verem como os holandeses são delicados!) This practice, however, has been condemned by Sinterklaas in his more recent television appearances as something of the past. (LOOOL) Typical of that time was also the fact that the saint would have the names of every child written down in either his "golden book" (if a child had been good), or his "black book" (if a child had been bad). The standard joke would be that initially Sinterklaas would not be able to find the name in the "golden book", trying to scare the children. With modern views on child psychology, these practises have been abandoned as well. (agora a cena dos escravos negros já não...)

Traditionally Saint Nicholas brings his gifts at night, Sinterklaasavond or Pakjesavond (present evening). Presents are often accompanied by a simple poem, saying something about the child or with a hint to the nature of the present. Another aspect of "Pakjesavond" is writing small poems for gifts to adults. When children grow too old to believe in Sinterklaas, they are introduced to a different form of entertainment on Pakjesavond night, December 5th. People will write small personal poems for friends and family usually accompanied by a small gift or candy. This way it is also entertaining for parents and other adults. Students usually write teasing and embarrassing stories for each other. But this is expected and the stories are received in good spirit.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

FÉRIAS DE NATAL - CHEGADAS E PARTIDAS

Ana e Inês:

Barcelona-Porto - 21 Dez (inês de manhã e ana à noite)
Porto-Barcelona - Inês dia 28 Dez e Ana dia 03 Jan


Luisa:

TP0651


Amesterdão

Porto

19 Dez, 14h20

19 Dez, 16h05




TP0658


Porto

Amesterdão

03 Jan, 18h25

03 Jan, 22h15



wageningen 6


olá!!

pois é, aqui também nevou!=) era suposto termos "wet snow" para sexta-feira a noite mas, depois de um dia em que todo o tipo de fenómeno atmosférico aconteceu (incluindo ventos ciclónicos!) nevou um bocadinho ao fim da tarde. E depois sábado foi grande parte do dia, e domingo quase o dia todo! Depois parou, mas ainda há branquinho na paisagem... Aqui vai uma amostra!
Nesse fim-de-semana não fiz bolha e andei a passear pelas redondezas, por isso agora estou uma perita em andar à neve de várias formas de transporte: a pé, bicicleta e carro!:) No sábado foi ir de bicicleta até a "grande" terra mais próxima, Ede, que fica a mais ou menos 8km. Faz-se bem, apesar de nos termos mais ou menos perdido a ida e termos dado uma volta mil vezes maior...lol Claro que a maior actividade que se fez por lá foi andar nas ruas comerciais, rapidamente porque estava frio, e ir beber café para um sítio simpático. É fixe que dão sempre uma mini bolacha ou chocolate com o café. No domingo fiz o mesmo mas em Amersfoort (ir de carro). As pessoas da foto de baixo são a Ola e a Johanna, que estão a viver cá em casa, também.

Ah, quanto à casa há uma novidade muito interessante...ontem veio cá um homem entregar uma carta em mão a dizer que era muito muito importante e que era o último aviso e, tcharã, era uma dívida de 1000 e poucos euros!lol agora tamos tds um pouco nervosos a ver quando vamos ter de bazar daqui, porque obviamente alguma coisa está mal com o dono (neste momento achamos que estamos a sub-alugar a alguém que já estava a sub-alugar, também!loool). Belo filme!

A outra maior novidade é que eu e o João fomos a Londres de 5 a 11 de Novembro. Foi muito bom, mas o hostel era nojento. Ratos no quarto... O aspecto era nesta base.

6 dias dá para montes de coisas em Londres e com os museus de graça é incrível o que se pode fazer! Como não queríamos voltar para o hostel sem ser para dormir fartámo-nos de andar, andar, andar e ver coisas. E fartámo-nos de descansar em Starbucks!lol

E fica aqui também duas típicas fotos londrinas!


Bem, aconteceu muita coisa por lá mas agora não me lembro! E já é tarde! É incrível, aqui dorme-se até as 10h, 11h quase todos os dias...santa casa!lol

Muitos beijinhos a todos!

Vemo-nos para o Natal, não é?=)


ps: que tal um post onde escrevemos todos as nossas datas de chegada e partida? É que já perguntei a btt gente mas já tou a baralhar tudo e assim podia não se repetir sempre as mesmas perguntas! Vou fazê-lo, se quiserem acrescentem!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

mariana.it7 - The day that snowed

Pois é pessoal... hoje começou a nevar por estes lados!
Está um frio de rachar... mas tudo é aquecido, por isso passámos pouco tempo na rua! é so mesmo o tempo de tirar umas fotos=)
Os dias por cà ttem passado normalmente... Claro que há algumas aventuras pelo meio. No fim de semana passado fui a Ljubljana e Postojna (na Eslovénia) com dois tugas, um alemão(que por acaso é o postal mais engraçado de sempre), um canadiano e uma dinamarquesa! Nem preciso de dizer que foi espetacular! A começar pela viagem de comboio (onde encontramos outros tugas de Lisboa), pasando pelo hostel que tinha umas pessoas muito estranhas a trabalhar (a rapariga da recepção pediu-me pensos higiénicos!), e a terminar discoteca mais "in" de Ljubljana (onde havia sinais de proibição a sexo oral e para quem não acredita, aqui vai a foto!).
Em Postojna andamos à boleia com uma engenheira do ambiente (uma coisa que pelos vistos na Eslovénia não é perigoso fazer) e visitámos um castelo brutal construido no meio das rochas!
No dia em que cheguei da Eslovénia nem cheguei a ir a Padova, e segui directa para Veneza para uma grande conferência sobre ambiente! Uma coisa mesmo em grande para a qual se pagava 500€ de inscrição, mas que o nosso director de curso (alto mulherengo - diga-se de passagem - mas o organizador) nos convidou para assistirmos por dez vezes menos! Foram 3 dias muit didácticos, mas levantar às 6.30 não é para mim!=) Mas teve participações de todas as partes do mundo e até o nome dos Profs. Fonseca e CC vieram no programa! Uma tuga que tirou o curso na FEUP e dá aulas na católica veio cá fazer uma apresentação que até as nossas de Laboratórios superavam=)


Um outro grande evento da cidade foi a festa Portuga no Banale(a disco cá da zona). Um grande evento que ficou marcado pelos 300 bolinhos de bacalhau que eu a Ana e a Joana passámos a tarde a fazer e pela baba de camelo que o Miguel(o outro feupinho) elaborou! Foi uma festa em grande, a melhor festa temática da ESN cá do sitio! O pessoal de Lisboa organizou um "faduncho"
e no fim abraçou-se tudo para cantar o hino... foi lindo! Até a estrangeirada nos gabou os bolinhos! E aqui vende-se vinho do porto na disco! Tenho andado a fazer publicidade ao nosso país quanto baste... toda a gente ficou a gostar de Porto!


Hoje de manhã (para fazer jus ao título) acordei com aquela música de Natal da Mariah Carey "All I want for Christmas...". Já estava eu preparada para ir reclamar com a minha vizinhança cá da residência (não se faz... acordar uma pessoa às 9 da matina depois da festa do ano=)) quando resolvi abrir a janela! Obviamente que colei no vidro... estava tudo branquinho... claro que o pessoal ca de residência estava histérico! e claro que desisti de ir reclamar com eles e peguei foi na minha máquina fotográfica e desci para a rua para tirar umas fotos! Aqui vai uma amostra da beleza que esta cidade tem=)


De resto não se passa mais nada de especial=)
Arrivederci,
Mariana

(ouvi dizer que na FEUP andam a trabalhar para uma patente! que chique!)

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Minsk, Tallin, Helsínquia e Kaunas

Pois é caros amigos, muito tempo passou desde a minha última intervenção. O que me deu moral para escrever foi a neve que (finalmente) começou a cair lá fora=)

Bem, começando por Minsk, como sabem é a capital da Bielorrússia (uma ditadura de influência comunista) onde ainda se vê em muitos sítios a foice e martelo, lenine, etc. Mas devo confessar que fiquei surpreendido com o que vi. Muitos emos, muita gente no mac, muito movimento, edifícios modernos, enfim, uma capital como qualquer outra.O meu segundo passeio foi a Tallin e a Helsínquia, no mesmo fim de semana. Tallin é fabuloso, tem uma old town espectacular, do estilo da de Riga, mas ainda maior. Ficamos hospedados no centro da old town e por isso deu para conhecer a cidade razoavelmente bem. No sábado fomos a Helsínquia de ferry e devo confessar que foi uma pequena desilusão. Primeiro estava um frio que não se aguentava na rua, em segundo é tudo ao preço de ouro (um mac menu 7 euros, só para terem um termo de comparação [em tallin não chegava aos 3,5 euros]).




De volta a Kaunas, tivemos algumas festas aqui no dormitório, sempre comigo como um dos organizadores. A de mais sucesso foi sem dúvida a festa do pijama ( http://www.youtube.com/watch?v=570oVUyXX_c ) onde mostramos o que Portugal tem de bom...


E bem, muito mais há para dizer mas para já isto está bom, amanhã deixo-vos uma foto da neve que cai.

Paz e amor.
LOLOLOL a Luisa tem repas!!!! MUITO BOM! hehe

já não vinha cá há algum tempo foi uma surpresa engraçada! Foi a andar de bicicleta contra o vento? Uma rajada levou-te metade do cabelo? :P

Bem digam lá...quem vem cá para o natal? e em que datas?

Vocês estão todos a curtir largo...que inveja!

Já comecei a ver casa para os states...quando arranjar e tiver a foto mostro-vos! Vou entre 21 e 25 de Fevereiro!

Bem aqui o trabalho começa a apertar...uma seca. Mas ainda não me sinto pressionada por isso tranquilo...quando sentir vai ser o fim!

Quanto ao frio...já vi pior! lol

Beijinho grande a todos!

Mads

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Budapest. 6

Olá pessoal,

Há muito que não diziamos nada, estamos em falta nós sabemos, mas agora vão as novidades todas. Por aqui temos andado bastante atarefados, mais do que estávamos à espera, o que vale é que os testes nao são muito dificeís.
Lembram-se da última vez que publicamos um post, termos falado de um torneio de futebol? Pois bem, a equipa portuguesa foi um autêntico desastre, perdemos com o Chipre (4-0) e com a Espanha (5-1) e empatamos com a Turquia (2-2, acho eu). Logo, não passamos da fase de grupos, LOL, mas também fomos logo calhar no grupo mais dificil. A Espanha foi a vencedora, menos mal.
Conhece-mos mais uma portuguesa, chama-se Tânia e trabalha na FEUP, ela mandou-nos um mail porque estava cá sozinha, combinamos um encontro, numa mítica 2f e depois passamos a andar juntos. Ela agora já foi embora ficou cá um mês. O namorado dela, André também é da FEUP, veio cá visitá-la e fizemos uma festa da caipirinha YUPI!!!! Bem, ele tem mesmo jeito para aquilo estávam muito fixes, ele tem um bar em Santa Maria da Feira temos que lá ir fazer uma visita. O Stefano, um Italiano, ficou fã das caipirinhas e no final até me fez uma (Inês).
Fomos a Viena, adorámos aquilo é mesmo fixe, apanhámos é imenso frio, quem ainda não foi devia ir. Ficamos lá quase 4 dias, fomos uma 5f ao início da tarde e voltamos domingo ao final da tarde. Tivemos que ficar em dois hosteis diferentes, o primeiro era um horror, tenho a dizer não vão para o Blue corridor, a localização é altamente mas o hostel nem por isso. Pelo contrário o segundo era altamente, 14 euros com pequeno almoço incluido, o que em Viena é muito barato, mas longe do centro. Têm aqui uma foto nossa no palácio da Sissi em Viena.


Por aqui também se festejou o Halloween, fomos a casa de um espanhol, Alberto e dois Franceses, Etienne e Mattiew. Segue uma foto para verem as nossas figurinhas. Eu (Inês) era suposto estar disfarçada de abóbora mas estava um bocado vermelha demais. Já o Marco não sabia muito bem de que estava disfarçado LOL.


Este fim-de-semana vamos a Cracóvia e a Auchwitz depois contamos como foi. Por agora acabaram-se as novidades brevemente publicamos outro post.

Bjs e abraços internacionais
Marco e Inês

sábado, 1 de novembro de 2008

mariana.it6 - Halloween

Bem a conjugação de festas ERASMUS-Halloween são explosivas! Como tal achei por bem fazer um "postzinho" para vos mostrar a casa onde iniciei a noite de halloween! Um artista qualquer resolveu abrir o primeiro piso de uma casa (habitada) e receber 5 euros por pessoa e pôr dois outros artistas a trabalhar para ele: um à porta para carimbar as mãos dos convidados(uma coisa que está muito em moda por estes lados) e um outro a servir bebidas de qualidade ainda mais duvidosa que o Rachmaninoff do Lidle! Foi divertidíssimo porque às tantas entrou uma vizinha com um pijama, que ninguem percebia bem se era para a festa ou não, e pôs-se a gritar para acabarmos com a festa... ora os italianos (sempre muito respeitadores) ignoraram a pobre da senhora que só viu o seu pedido realizado quando cortaram à luz à casa!!! Debaixo de grande temporal seguimos para a discoteca que mais bate cá na zona: o BANALE (onde a música começa em the doors e acaba com "Viva la Vida" dos Coldplay ! Claro que estava lá Erasmiçe em peso + o pessoal da ESN-Padova! Grande festa mesmo!

Para terminar deixo aqui o link do meu novo blog! http://marianapadova.blogspot.com ! Pois é, uma vez por mês as nossas aulas do curso de italiano são dadas nos pc's e temos que escrever um blog...em italiano!!! Claro que me posiciono sempre estrategicamente na sala, num sitio onde consiga usar o google tradutor à vontade! E o mais engraçado é que a prof não fala inglês, por isso, eu e o meu professor da faculdade australiano (que por acaso está a fazer o curso connosco) andamos sempre meios perdidos durante as aulas!
Por hoje é tudo=)

Ciao

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Wageningen 5

Olá pessoas!

Sei que não damos notícias por aqui há bastante tempo mas isso é porque ainda não temos internet em casa...sim, não é só em itália que há problemas com as novas tecnologias! O nosso senhorio é da Arménia – nós chamamos-lhe Armenian Guy – e não está lá muito preocupado com as nossas vontades!

Ora bem, para contar coisas...Temos estado na maravilhosa Wageningen a trabalhar. Tivemos semana de exames a semana passada. Dois para mim e um para o João, que optou por deixar o segundo para este período, para manter as tradições da FEUP...lol Mas também passeámos, claro! Eu pessoalmente tive uma semana de visita de estudo. Fiquei parva quando soube, tanto tempo!!! Mas foi engraçado, apesar de ter apanhado chuva e mt lama...Andei pelo meio de montes e à beira de rios, verdadeiro survivor!lol Também fiquei a conhecer muito melhor os outsiders da minha turma: eu, uma espanhola, uma filipina, um bangladeshi, um checo e dois holandeses que são mais velhos e só agora vieram para a WUR. Aqui vão fotos da minha aventura:



(sim, tivemos de fazer uma apresentacao no campo...adorei, como se pode ver!lol)


No fim tivemos direito a batatas fritas belgas, que eles adoram! E claro que são óptimas...e a quantidade, brutal!!:D



A semana de preparação para os exames foi passada a estudar, idem aspas para a semana de exames. Na sexta fomos a Delft com a Johanna e a Ola, mas não tenho fotos porque não tinha bateria na máquina! E no domingo eu fui a Amsterdão com os outsiders da minha turma. Eles são mesmo cómicos e a mulher da filipinas tem milhões de fotos na Red Light e em frente a variadas sex-shops...e obrigou-me a tirar algumas também!lol Mas ainda não tenho essas, só normais!



Antes dos exames fomos sair a noite a Utrecht e foi mil milhões de vezes melhor do que aqui! É incrível como isto é parado...

Agora com as novas aulas vem novos professores mas, por incrível que pareça, já tou a repetir um! E tenho um que foi do João no período passado e que é a maior personagem de sempre...Imagine-se um mix em Rod Steward e Bill Clinton, mas com atitude rock star, e a falar muito muito MUITO calmamente...e a não dizer nada! Nos primeiros 20 minutos ainda teve piada e era cómico mas depois...soporífero autêntico! Tanto que um gajo adormeceu na aula...e eu só reparei nisto porque o prof perguntou: Shall we let him sleep or sing him a song? Foi mesmo surreal, partiu-se toda a gente a rir, mas nem assim ele acordou...lol E quando acordou o prof foi falar com ele, tranquilo, não há cá stress! Amanhã vou ter aula com ele, as 8h30. Depois da noite das festas de Halloween. Ai ai...

Bem, vou ver se ponho o João a escrever coisas pq agora não me lembro de nada cómico e tem havido coisas cómicas! Assim parece que temos uma vida de seca!lol

Bem, agora vou estudar. Isto de se ter de ler coisas antes da aulas dá muito trabalhinho...

Beijinhos beijinhos!

Luisa

Ah, só mais uma coisa: se quiserem fazer alto exercício físico aconselho-vos andar de bicicleta contra o vento...fiquei toda partida!! Mas continuo a adorar andar de bicicleta para todo o lado =)

Ah, outra coisa: já tá mesmo frio por aí? (Tu não contas muito para esta pergunta, Jojo...) Aqui nos últimos dias tem estado um grizo incrível! Na terça-feira fomos ver filmes de halloween a Droevendal (residencia dos hippies, com casinhas, animais, horta, etc) e quando saímos estava um frio tremendo. Mais tarde ouvido que nessa noite chegou aos -4ºC!!!!!!!! Sofre-se muito....

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

mariana.it5

Ciao Giga!(=rapaziada)


Acho que finalmente vou conseguir escrever mais que meia dúzia de linhas!
Pois é, parece que agora (finalmente) estou equipada com INTERNET! Sinto-me outra vez uma pessoa ligada ao mundo!
Ora bem, a vida de estudante por estes lados não me parece muito diferente da portuguesa! Mas alguns pormenores engraçados! Estamos a trabalhar num projecto de um Aterro e temos uma aula à 5ª-feira dolorosa das 10 às 14! Temos que trabalhar imenso em horário pós laboral, mas o prof é o maior postal de todos os tempos e super mulherengo (convidou-me para ir para aulas de dança!!!e diz que vai fazer uma "festinha" para as meninas portuguesas!) claro que os italianos nossos colegas de turma só se riem das nossas caras envergonhadas! Outra coisa engraçada é o facto de eles não usarem as calculadoras gráficas!Veneram-nos por sabermos usar uma casio banalíssima!

Quanto à vida social, essa vai nos seus melhores dias! Todos os dias são dia de conhecer gente nova! Há alguns portugueses um pouco estranhos, mas como há centenas de Erasmus isso não se revela grande problema=). Os espanhóis são o povo mais copofónico de sempre como se sabe (mas os tugas e os italianos também não lhes ficam atrás), mas o mais engraçado é ouvir as opiniões dos Erasmus Mundus (um programa que, confesso, eu nunca tinha ouvido falar). O pessoal que vem de fora de Europa fica espantado com o nosso estilo de vida! E nunca se conseguem orientar em cidades como Padova! Eu e a Helle (a rapariga da Dinamarca que conheci logo no início) estamos sempre a brincar com os canadianos e americanos, porque eles perdem-se mesmo=)

No último fim de semana estiveram cá os meus pais, avó e tia e por acaso na altura em que fui ter com eles encontrei o neozelandês(John). Apresentei-o aos meus pais e claro que, à boa maneira portuguesa, elas lhe deram dois beijinhos! O coitado do John ficou de todas as cores! O pessoal de fora da Europa usa só o aperto de mãos como cumprimento! Foi de rir, mas claro que tratei logo de avisar a familia que daqui para a frente só handshake!
De resto foi um fim de semana bem passado e para variar fomos a Veneza=)! aqui ficam umas fotos giras desse mini tour!



As festas de Erasmus têm decorrido sempre da melhor maneira=). De vez em quando juntamos o " team" FEUP, eu a Joana a Ana e o Miguel e exercitamos o Português! Mas muitas vezes acabamos todos a falar inglês uns com os outros por estarem muitas vezes presentes outras nacionalidades! Segue aqui uma foto dos feupinhos!


Dia 13 de Novembro estou a planear fazer uma viagem até à Eslovénia passando pela capital e pela cidade de postojna onde há um castelo e umas grutas espectaculares! Como é pertinho(~200km) posso ir durante o fim de semana! Por isso depois faço um feed back para saberem se vale a pena!

**Mariana





domingo, 19 de outubro de 2008

hola!

bem pessoal, primeiro ponto, peço desculpa pela demora! isto demorou a arranjar net, e como o nosso acesso tem sido um pouco limitado, ainda não tinha tido a tranquilidade para fazer este primeiro post!

Isto em Granada vai tudo bem, a nossa casa está num sitio porreiro, perto do centro e a 20 min a pé da faculdade. Neste cidade basicamente o que interessa é estar perto do centro, onde mais ou menos tudo se passa.

Basicamente o que não falta aqui são festas e Erasmus, passando pelos bares de tapas (vem comida com a bebida? olha que fixe) e o beber na rua (o botellon.. eles aqui proibiram isto em todo o lado menos num certo espaço que deve ser o sitio mais degradante que vi nos ultimos tempos.. mas claro que se pode aproveitar outros espaços, mas cuidado com a policia.. os chineses que vendem as bebidas à noite fazem um filme do caralho..)

A cidade em si é muito bonita, misturando influências arábes com cristãs. Ainda nao tive hipotese de ir dentro da Alhambra (ou do Alhambra, ainda nao percebi..), mas brevemente.. Mas as vistas mais impressionantes são mesmo dos miradouros do Albacin (ou Albazyn, outro misterio), que é basicamente o bairro velho da cidade, que sobe muito por ruas estreitas, e de onde dá para ver basicamente o/a Alhambra e a cidade quase toda de cima.. um dia vêm cá fotos..

Quanto à faculdade, bem, eles dizem que o asset mais importante deles é mesmo o bem-estar e a educação dos estudantes, mas tou a ver que é um bocado letra.. até dá para eu (sim eu) irritar-me.. tem uma certa piada ter alemães a explicar que o lema deles aqui é "tranquilo". bem, mas eventualmente as cenas resolvem-se : )

As cadeiras sao interessantes, eu pessoalmente estou a ter muito ArcGis e ArcInfo e etc, para variar pode ser que me ensinem mesmo alguma coisa.. mas nota-se bué que eles aqui são de ciências e nao de engenharia.. muito quercus ahah. além de que resolver uma equação diferencial é um filme..

bem pessoal, a gente vai dando noticías e etc, com mais regularidade do que até agora ahah

beijinhos e abraços!

restivo (e antónio)!

*

terça-feira, 14 de outubro de 2008

mariana.it4

Ninguém diga que nao se trabalha em ERASMUS! Nao tenho tempo pra nada!!!! e digo-vos uma coisa... a FEUP é uma faculdade tao boa! Tenho tantas saudades de uma bibliotecazinha em condiçoes! Isto aqui é tudo "arcaico" (palavras do Miguel...o outro aluno da FEUP que cà està!)! Nem queiram saber como sao as casas de banho da faculdade... é que nao queiram saber mesmo=) Mas fora as condiçoes arcaicas de trabalho e porreirito=)
Nao posso gastar mais €'s no internet point...(sim porque nao hà net em lado nenhum por estes lados...mas enfim...temos que nos dedicar a outras coisas=))
*Ciao

sábado, 11 de outubro de 2008

Lulu hierba

Hallo, hoe gaat het?
Por entre os aromas que serpenteiam a Catedral de Granada descobrimos ontem pela tarde uma hierba bem curiosa!

Pas goed op jezelf!
kiko

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ó pessoal, não nos vamos zangar, pois não?!
By the way... dei uma queda de bicicleta, estou toda esmurrada!
**Mariana

ah! e não tenho net! Não sei como é que estes italianos vivem sem net!
Nunca pensei que a minha mensagem tivesse tanto sucesso!=)
Continuo sem criar uma conta no google... temos pena...

**Mariana

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Quem é que andou a mudar as configurações do blog? Agora não consigo comentar:(!!!
Eu que queria perguntar à inês quem eram as vedetas de quem ela estava a falar?!! Não estavas a falar do Marco pois não?!... ah bem me parecia=)

*Mariana

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Budapest.5

Olá pessoal

Cá estamos nós de volta. Aqui em Budapeste já tivemos o nosso primeiro teste, é verdade, mas era fácil já tinhamos as perguntas antes de o fazer, parecia o ribadouro LOL. Por aqui vai haver um torneio de futebol entre "selecções", claro que portugal vai ter que ser representado e até se pode dizer que temos algumas vedetas, temos hipótese de ganhar. Se bem que também há os gajos do Chipre (não sabemos como se chamam) que são grandes cavalões e metem medo ao susto, mas não sabemos se sabem jogar bem à bola.
De quinta-feira (2 de outubro) até domingo (5 de Outubro) estivémos na Eslováquia. Há que dizer que aquilo não tem muito para ver mas os quatro dias foram altamente e conhecemos mais pessoal (7 portugueses, 9 polacos, 1 Japonês, 1 Chinês, 1 Espanhol e 1 Alemão). Dos 7 portugueses 6 estudam na FEUP e nós já conheciamos 3 deles. No primeiro dia ficamos em Bratislava, ficamos a dormir no Pátio um hostel baratinho e bem porreiro. À ida para lá eu e o Marco tivemos que ficar para trás porque nos tinhamos esquecido dos BI's em casa, acabamos por apanhar o comboio a seguir para Bratislava, à frente foi o Zé, a Lúcia (espanhola) e o Tito (indonésio, que estuda em singapura). Mas o mais engraçado foi que o meu (Inês) BI acabou por ficar em casa na mesma, LOL.

Chegamos a Brastilava fomos ter com os outros ao Hostel,
pousamos as coisas e fomos jantar, estávamos cheios de fome, a comida soube-nos pela vida, mesmo boa. À noite fomos dar uma volta pelo centro, queriamos curtir mas tava td fechado ou tinha música mas não estava lá ninguém, acabamos por vir para o hostel onde ficamos na sala de convivio a jogar poker e a tentar ir à net, isto porque era a net mais lenta que já tinhamos visto (10 minutos para abrir uma página).

No dia seguinte partimos para Zilina, onde estáva
m os outros (3 horas de comboio), ficamos a dormir no hostel, sem pagar, onde estávam os amigos do Zé, bem grande filme à noite entrávamos pela janela da cozinha, de rir. Lá as coisas são baratas, um gelado (Zmrzlina em Eslovaco, talvez a palavra com mais consoantes seguidas no mundo) com 2 bolas e cone especial 90 cêntimos. Encontramos um espanhol mesmo parecido com o Paulo Bento chama-se Raul, agora ainda não temos fotos mas havemos de por aqui no blog e vocês vão ver, até o pentamos à maneira e pusemos a falar à Paulo Bento. No último dia, fizemos um jantar no Hostel com direito a sangria, ficou tudo bebêdo, pusemos o pessoal td (polacos, espanhois ....) a cantar em português LOL. Lá em Zilina a noite acaba no máximo às 4 da manhã, desligam a música e td a gente tem que sair.


A Viagem de regresso foi atribulada, perdemos o comboio de Zilina para Brastislava, tivémos que esperar 2 horas pelo próximo. Depois chegámos a Bratislava e tivémos que esperar 3 horas pelo comboio para Budapeste, era muito tempo por isso fomos dar uma volta pelo centro, jantar e comer o último Zmrzlina, com isto td quase que perdiamos o comboio, tivemos que correr mas lá conseguimos apanhar o comboio e chegar a Budapeste sãos e salvos.


Reparem numa coisa lá em Bratislava e aqui em Budapeste também os estacionamentos para o carro são em cima do passeio LOL.


Beijos e abraços internacionais
Marco e Inês

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Imaginem lá a falta que vocês fazem que hoje vi uma luisa ao fundo do corredor!! Só lhe faltavam as pintas!!

hehe

beijinho mada

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Kaunas

Riga's Dom. O hostel era em frente ao Dom, um dos principais monumentos da cidade.


Ao fim de algum tempo de ausência cá vão as minhas actualizações.

Já esteve aqui muito frio, tanto quanto o mínimo em Portugal, o que me obrigou a comprar umas luvas antes daquilo que estava à espera. Felizmente melhorou e hoje estão cerca de 12 graus (nada mau, acreditem). Estou inundado em trabalhos para a faculdade.... tenho poucas aulas, mas as horas que gasto com os trabalhos são imensas. Já conheci mais portugueses aqui, bem como uma série de gente de muitos lados. Kaunas é bonito mas já está quase tudo visto, por isso fui neste último fim de semana a Riga, com mais 18 Erasmus. Aconselho Riga a todos, excelente cidade e ficamos num hostel mesmo no centro (mesmo mesmo) por 7 euros a noite. O melhor hostel em que já estive (e já estive em alguns). Dia 10 de outubro vou a Minsk e lá para o final do mês a Tallin. Seguem algumas fotos de Riga:

domingo, 28 de setembro de 2008

Alicantina =)

Hola chicos!!
É com muita pena minha que estou a escrever este post sozinha, depois da primeira (e espero que ultima) baixa de peso!
Aqui ando eu por Alicante! Ao contrario do que estava à espera está a chover por estes lados, o que se traduz numa necessidade enorme em ir renovar o guarda-vestidos uma vez que feita esperta só resolvi trazer roupas de Verão, e apenas 2 camisolas de manga comprida e 2 casacos! (sim, sou mm muito inteligente :s)
Bem..vamos lá começar pelo principio! Tal como devem saber apanhei um avião da Ryanair até Valencia, onde fiquei por uma noite! A primeira impressão foi que a cidade não é propriamente bonita porque os prédios são todos muito castanhos, o que torna a cidade muito escura, tendo vindo a reparar que os predios castanhos devem estar na moda em todas as cidades espanholas, pelo menos nas que passei! Do aeroporto de Valencia para a estação de metro correu tudo bem porque havia elevador para descer com a carrada de malas que trazia..mas na estação que era suposto sair pa apanhar o comboio nem havia elevador nem escadas rolantes! Agora imaginem-se a subir as escadas todas da estação de metro Combatentes e mais algumas com malas e sacos e com um calor de morte!:s Enfim...!

Como já devem saber sou uma pessoa de muitos connects, por isso ja tinha conhecido ha uns tempos no hi5 um rapazinho de Almada (Vasco) que ia tambem estudar para Alicante. Tinhamos combinado que quando chegasse ele ia ter à estação de de Alicante e que ia cnc até à residencia onde iamos ficar! Foi mesmo impecavel! Mal chegamos a Residencia Villa Universitaria soubemos logo da existencia de mais dois portugueses, e mal acabamos de nos instalar nos nossos quartos conhecemo-los!

O meu quartinho!!

São a Inês e o João e são um casalinho lisboeta de Direito da Católica muitissimo simpaticos! Nessa mesma noite convidaram-nos logo para irmos até ao quarto deles onde o João preparou um Mojito para nós!!;) Entretanto chegaram dois Italianos de Roma ao quarto deles (Andrea e Federica que como não gostam do nome deles tratam-se por Jony e Carlota!lol) e quatro irlandeses! Bem, estes não são irlandeses puros, porque um é meio irlandes meio italiano, outro meio irlandes meio espanhol e outro meio irlandes meio chines! Só mesmo um que é totalmente irlandes! De imediato surgiram grandes afinidades entre todos e fomos sair para a festa de recepção aos estudantes de Erasmus! Nessa mesma noite conhecemos mais duas portuguesas muito queridas da universidade de Coimbra! Tive mesmo muita sorte em te-los conhecido a todos! Estamos um grupinho mesmo 5 estrelas!


Vasco, João e Ines atrás, Federica, Andrea, Adam, Marcos Eu e Inês! Falta o Riccardo e o Andy

Na residencia tenho pensão completa, o que não sei se é propriamente vantajoso porque a comida não é lá muito boa! Se fossemos a comparar com a da Feup, a cantina era muito parecida a um hotel de top dos melhores chefs!:P Ah, e para grande surpresa minha os espanhois quase nunca comem arroz às refeiçoes!! Isto é um crime!! Arroz só mesmo na Paella! Ai que saudades de um arrozinho de marisco ou um arrozinho de cabidela! É que é todos os dias batata frita ou massa!grrrrr A maior parte das pessoas aqui na Villa são espanholas! No inicio não convivia muito com eles mas agora que a Inês foi embora tenho me divertido mesmo imenso com eles! Ainda na 5f fomos para um lugarzinho estranho para o tão conhecido Botellón! No final já tavam todos alegres de mais e só me pediam para cantar um fado!LoooL É que tiveram cá uma sorte!:P Na residencia há também praxe, as conhecidas Borregadas! Ou seja, vim aqui para Espanha para ser borrega! Na primeira noite de borregadas, nós tugas tivemos de cantar musica popular portuguesa para os outros borregos dançarem!lol Depois ataram-se a mim e à Inês com fita cola e tivemos de ir a saltar ate um jardim onde tivemos de andar lá a rebolar!lol Já não me bastava figuras tristes nas praxes do Porto...!;)


No que diz respeito às aulas o meu horario não é grande coisa!basicamente é ter 2h de aulas, 2h30 de furo, 2h de aulas, 2h de siesta e depois mais aulas! O que vale é que a residencia é mesmo em frente à universidade e venho dormir nas horas vagas!=) As matérias também não são propriamente aliciantes, mas é o que se arranja! Estou a fazer disciplinas de Engenharia Química e de Ciências do Mar! Há uma que estou mesmo a adorar que é Ingeneria del Medio Ambiente! Tive a falar com o professor e basicamente vai ser só sobre combustiveis fósseis e energias renováveis, o que é algo que me atrai!=) na 6f tive uma visita de estudo e como somos so 4 alunos a Planificación y Gestión del Litoral y Medio Mariño fomos no carro do prof dar uma volta pela costa Alicantina! O que parecia relativamente facil na primeiras aulas tá-se a tornar bastante complicado porque é muito pormenor e muitos termos técnicos que eu não faço a minima ideia o que querem dizer em espanhol nem mesmo em portugues! (Ah, convém dizer que o meu espanhol está cada vez pior, porque como convivo muito com os italianos já não sei se falo espanhol ou italiano ou mesmo espanhol com sotaque italiano=/) O campus da universidade e mesmo enormeeee! Só para terem ideia, os profs e os empregados movimentam-se em carrinhos de golf!LOL

Universidad de Alicante

A cidade não é propriamente muuuuuuito bonita porque os prédios são tds mt castanhos e feiosos (voilá) mas tem uma praia mesmo porreira o que me faz pensar que tou no sitio ideal!=) Normalmente quando saimos vamos para o porto de Alicante ou para o Barrio que são zonas com muitos bares, o que dá quase para fazer a tão tipica Rota das Tascas portuense! Resumindo...a noite aqui RULLA!looool


Playa de San Juan de Alicante

O departamento Socio-Cultural organiza muitas actividades e viagens para estudantes Erasmus, tendo havido já uma paella gigante bastante divertida no Castelo de Alicante!;)

UP vs UC antes da Paella gigante



Paella


Bem, e agora vou mas é terminar porque está aqui um irlandes a expulsar-me do quarto para irmos ver o filme do Batman!lolol

Espero que estejam todos muito bem e fico a espera de visitas!!

Beijinhos,

Gi****

p.s. Miss u popcorn ;)