quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Wageningen 5

Olá pessoas!

Sei que não damos notícias por aqui há bastante tempo mas isso é porque ainda não temos internet em casa...sim, não é só em itália que há problemas com as novas tecnologias! O nosso senhorio é da Arménia – nós chamamos-lhe Armenian Guy – e não está lá muito preocupado com as nossas vontades!

Ora bem, para contar coisas...Temos estado na maravilhosa Wageningen a trabalhar. Tivemos semana de exames a semana passada. Dois para mim e um para o João, que optou por deixar o segundo para este período, para manter as tradições da FEUP...lol Mas também passeámos, claro! Eu pessoalmente tive uma semana de visita de estudo. Fiquei parva quando soube, tanto tempo!!! Mas foi engraçado, apesar de ter apanhado chuva e mt lama...Andei pelo meio de montes e à beira de rios, verdadeiro survivor!lol Também fiquei a conhecer muito melhor os outsiders da minha turma: eu, uma espanhola, uma filipina, um bangladeshi, um checo e dois holandeses que são mais velhos e só agora vieram para a WUR. Aqui vão fotos da minha aventura:



(sim, tivemos de fazer uma apresentacao no campo...adorei, como se pode ver!lol)


No fim tivemos direito a batatas fritas belgas, que eles adoram! E claro que são óptimas...e a quantidade, brutal!!:D



A semana de preparação para os exames foi passada a estudar, idem aspas para a semana de exames. Na sexta fomos a Delft com a Johanna e a Ola, mas não tenho fotos porque não tinha bateria na máquina! E no domingo eu fui a Amsterdão com os outsiders da minha turma. Eles são mesmo cómicos e a mulher da filipinas tem milhões de fotos na Red Light e em frente a variadas sex-shops...e obrigou-me a tirar algumas também!lol Mas ainda não tenho essas, só normais!



Antes dos exames fomos sair a noite a Utrecht e foi mil milhões de vezes melhor do que aqui! É incrível como isto é parado...

Agora com as novas aulas vem novos professores mas, por incrível que pareça, já tou a repetir um! E tenho um que foi do João no período passado e que é a maior personagem de sempre...Imagine-se um mix em Rod Steward e Bill Clinton, mas com atitude rock star, e a falar muito muito MUITO calmamente...e a não dizer nada! Nos primeiros 20 minutos ainda teve piada e era cómico mas depois...soporífero autêntico! Tanto que um gajo adormeceu na aula...e eu só reparei nisto porque o prof perguntou: Shall we let him sleep or sing him a song? Foi mesmo surreal, partiu-se toda a gente a rir, mas nem assim ele acordou...lol E quando acordou o prof foi falar com ele, tranquilo, não há cá stress! Amanhã vou ter aula com ele, as 8h30. Depois da noite das festas de Halloween. Ai ai...

Bem, vou ver se ponho o João a escrever coisas pq agora não me lembro de nada cómico e tem havido coisas cómicas! Assim parece que temos uma vida de seca!lol

Bem, agora vou estudar. Isto de se ter de ler coisas antes da aulas dá muito trabalhinho...

Beijinhos beijinhos!

Luisa

Ah, só mais uma coisa: se quiserem fazer alto exercício físico aconselho-vos andar de bicicleta contra o vento...fiquei toda partida!! Mas continuo a adorar andar de bicicleta para todo o lado =)

Ah, outra coisa: já tá mesmo frio por aí? (Tu não contas muito para esta pergunta, Jojo...) Aqui nos últimos dias tem estado um grizo incrível! Na terça-feira fomos ver filmes de halloween a Droevendal (residencia dos hippies, com casinhas, animais, horta, etc) e quando saímos estava um frio tremendo. Mais tarde ouvido que nessa noite chegou aos -4ºC!!!!!!!! Sofre-se muito....

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

mariana.it5

Ciao Giga!(=rapaziada)


Acho que finalmente vou conseguir escrever mais que meia dúzia de linhas!
Pois é, parece que agora (finalmente) estou equipada com INTERNET! Sinto-me outra vez uma pessoa ligada ao mundo!
Ora bem, a vida de estudante por estes lados não me parece muito diferente da portuguesa! Mas alguns pormenores engraçados! Estamos a trabalhar num projecto de um Aterro e temos uma aula à 5ª-feira dolorosa das 10 às 14! Temos que trabalhar imenso em horário pós laboral, mas o prof é o maior postal de todos os tempos e super mulherengo (convidou-me para ir para aulas de dança!!!e diz que vai fazer uma "festinha" para as meninas portuguesas!) claro que os italianos nossos colegas de turma só se riem das nossas caras envergonhadas! Outra coisa engraçada é o facto de eles não usarem as calculadoras gráficas!Veneram-nos por sabermos usar uma casio banalíssima!

Quanto à vida social, essa vai nos seus melhores dias! Todos os dias são dia de conhecer gente nova! Há alguns portugueses um pouco estranhos, mas como há centenas de Erasmus isso não se revela grande problema=). Os espanhóis são o povo mais copofónico de sempre como se sabe (mas os tugas e os italianos também não lhes ficam atrás), mas o mais engraçado é ouvir as opiniões dos Erasmus Mundus (um programa que, confesso, eu nunca tinha ouvido falar). O pessoal que vem de fora de Europa fica espantado com o nosso estilo de vida! E nunca se conseguem orientar em cidades como Padova! Eu e a Helle (a rapariga da Dinamarca que conheci logo no início) estamos sempre a brincar com os canadianos e americanos, porque eles perdem-se mesmo=)

No último fim de semana estiveram cá os meus pais, avó e tia e por acaso na altura em que fui ter com eles encontrei o neozelandês(John). Apresentei-o aos meus pais e claro que, à boa maneira portuguesa, elas lhe deram dois beijinhos! O coitado do John ficou de todas as cores! O pessoal de fora da Europa usa só o aperto de mãos como cumprimento! Foi de rir, mas claro que tratei logo de avisar a familia que daqui para a frente só handshake!
De resto foi um fim de semana bem passado e para variar fomos a Veneza=)! aqui ficam umas fotos giras desse mini tour!



As festas de Erasmus têm decorrido sempre da melhor maneira=). De vez em quando juntamos o " team" FEUP, eu a Joana a Ana e o Miguel e exercitamos o Português! Mas muitas vezes acabamos todos a falar inglês uns com os outros por estarem muitas vezes presentes outras nacionalidades! Segue aqui uma foto dos feupinhos!


Dia 13 de Novembro estou a planear fazer uma viagem até à Eslovénia passando pela capital e pela cidade de postojna onde há um castelo e umas grutas espectaculares! Como é pertinho(~200km) posso ir durante o fim de semana! Por isso depois faço um feed back para saberem se vale a pena!

**Mariana





domingo, 19 de outubro de 2008

hola!

bem pessoal, primeiro ponto, peço desculpa pela demora! isto demorou a arranjar net, e como o nosso acesso tem sido um pouco limitado, ainda não tinha tido a tranquilidade para fazer este primeiro post!

Isto em Granada vai tudo bem, a nossa casa está num sitio porreiro, perto do centro e a 20 min a pé da faculdade. Neste cidade basicamente o que interessa é estar perto do centro, onde mais ou menos tudo se passa.

Basicamente o que não falta aqui são festas e Erasmus, passando pelos bares de tapas (vem comida com a bebida? olha que fixe) e o beber na rua (o botellon.. eles aqui proibiram isto em todo o lado menos num certo espaço que deve ser o sitio mais degradante que vi nos ultimos tempos.. mas claro que se pode aproveitar outros espaços, mas cuidado com a policia.. os chineses que vendem as bebidas à noite fazem um filme do caralho..)

A cidade em si é muito bonita, misturando influências arábes com cristãs. Ainda nao tive hipotese de ir dentro da Alhambra (ou do Alhambra, ainda nao percebi..), mas brevemente.. Mas as vistas mais impressionantes são mesmo dos miradouros do Albacin (ou Albazyn, outro misterio), que é basicamente o bairro velho da cidade, que sobe muito por ruas estreitas, e de onde dá para ver basicamente o/a Alhambra e a cidade quase toda de cima.. um dia vêm cá fotos..

Quanto à faculdade, bem, eles dizem que o asset mais importante deles é mesmo o bem-estar e a educação dos estudantes, mas tou a ver que é um bocado letra.. até dá para eu (sim eu) irritar-me.. tem uma certa piada ter alemães a explicar que o lema deles aqui é "tranquilo". bem, mas eventualmente as cenas resolvem-se : )

As cadeiras sao interessantes, eu pessoalmente estou a ter muito ArcGis e ArcInfo e etc, para variar pode ser que me ensinem mesmo alguma coisa.. mas nota-se bué que eles aqui são de ciências e nao de engenharia.. muito quercus ahah. além de que resolver uma equação diferencial é um filme..

bem pessoal, a gente vai dando noticías e etc, com mais regularidade do que até agora ahah

beijinhos e abraços!

restivo (e antónio)!

*

terça-feira, 14 de outubro de 2008

mariana.it4

Ninguém diga que nao se trabalha em ERASMUS! Nao tenho tempo pra nada!!!! e digo-vos uma coisa... a FEUP é uma faculdade tao boa! Tenho tantas saudades de uma bibliotecazinha em condiçoes! Isto aqui é tudo "arcaico" (palavras do Miguel...o outro aluno da FEUP que cà està!)! Nem queiram saber como sao as casas de banho da faculdade... é que nao queiram saber mesmo=) Mas fora as condiçoes arcaicas de trabalho e porreirito=)
Nao posso gastar mais €'s no internet point...(sim porque nao hà net em lado nenhum por estes lados...mas enfim...temos que nos dedicar a outras coisas=))
*Ciao

sábado, 11 de outubro de 2008

Lulu hierba

Hallo, hoe gaat het?
Por entre os aromas que serpenteiam a Catedral de Granada descobrimos ontem pela tarde uma hierba bem curiosa!

Pas goed op jezelf!
kiko

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ó pessoal, não nos vamos zangar, pois não?!
By the way... dei uma queda de bicicleta, estou toda esmurrada!
**Mariana

ah! e não tenho net! Não sei como é que estes italianos vivem sem net!
Nunca pensei que a minha mensagem tivesse tanto sucesso!=)
Continuo sem criar uma conta no google... temos pena...

**Mariana

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Quem é que andou a mudar as configurações do blog? Agora não consigo comentar:(!!!
Eu que queria perguntar à inês quem eram as vedetas de quem ela estava a falar?!! Não estavas a falar do Marco pois não?!... ah bem me parecia=)

*Mariana

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Budapest.5

Olá pessoal

Cá estamos nós de volta. Aqui em Budapeste já tivemos o nosso primeiro teste, é verdade, mas era fácil já tinhamos as perguntas antes de o fazer, parecia o ribadouro LOL. Por aqui vai haver um torneio de futebol entre "selecções", claro que portugal vai ter que ser representado e até se pode dizer que temos algumas vedetas, temos hipótese de ganhar. Se bem que também há os gajos do Chipre (não sabemos como se chamam) que são grandes cavalões e metem medo ao susto, mas não sabemos se sabem jogar bem à bola.
De quinta-feira (2 de outubro) até domingo (5 de Outubro) estivémos na Eslováquia. Há que dizer que aquilo não tem muito para ver mas os quatro dias foram altamente e conhecemos mais pessoal (7 portugueses, 9 polacos, 1 Japonês, 1 Chinês, 1 Espanhol e 1 Alemão). Dos 7 portugueses 6 estudam na FEUP e nós já conheciamos 3 deles. No primeiro dia ficamos em Bratislava, ficamos a dormir no Pátio um hostel baratinho e bem porreiro. À ida para lá eu e o Marco tivemos que ficar para trás porque nos tinhamos esquecido dos BI's em casa, acabamos por apanhar o comboio a seguir para Bratislava, à frente foi o Zé, a Lúcia (espanhola) e o Tito (indonésio, que estuda em singapura). Mas o mais engraçado foi que o meu (Inês) BI acabou por ficar em casa na mesma, LOL.

Chegamos a Brastilava fomos ter com os outros ao Hostel,
pousamos as coisas e fomos jantar, estávamos cheios de fome, a comida soube-nos pela vida, mesmo boa. À noite fomos dar uma volta pelo centro, queriamos curtir mas tava td fechado ou tinha música mas não estava lá ninguém, acabamos por vir para o hostel onde ficamos na sala de convivio a jogar poker e a tentar ir à net, isto porque era a net mais lenta que já tinhamos visto (10 minutos para abrir uma página).

No dia seguinte partimos para Zilina, onde estáva
m os outros (3 horas de comboio), ficamos a dormir no hostel, sem pagar, onde estávam os amigos do Zé, bem grande filme à noite entrávamos pela janela da cozinha, de rir. Lá as coisas são baratas, um gelado (Zmrzlina em Eslovaco, talvez a palavra com mais consoantes seguidas no mundo) com 2 bolas e cone especial 90 cêntimos. Encontramos um espanhol mesmo parecido com o Paulo Bento chama-se Raul, agora ainda não temos fotos mas havemos de por aqui no blog e vocês vão ver, até o pentamos à maneira e pusemos a falar à Paulo Bento. No último dia, fizemos um jantar no Hostel com direito a sangria, ficou tudo bebêdo, pusemos o pessoal td (polacos, espanhois ....) a cantar em português LOL. Lá em Zilina a noite acaba no máximo às 4 da manhã, desligam a música e td a gente tem que sair.


A Viagem de regresso foi atribulada, perdemos o comboio de Zilina para Brastislava, tivémos que esperar 2 horas pelo próximo. Depois chegámos a Bratislava e tivémos que esperar 3 horas pelo comboio para Budapeste, era muito tempo por isso fomos dar uma volta pelo centro, jantar e comer o último Zmrzlina, com isto td quase que perdiamos o comboio, tivemos que correr mas lá conseguimos apanhar o comboio e chegar a Budapeste sãos e salvos.


Reparem numa coisa lá em Bratislava e aqui em Budapeste também os estacionamentos para o carro são em cima do passeio LOL.


Beijos e abraços internacionais
Marco e Inês

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Imaginem lá a falta que vocês fazem que hoje vi uma luisa ao fundo do corredor!! Só lhe faltavam as pintas!!

hehe

beijinho mada