terça-feira, 30 de setembro de 2008

Kaunas

Riga's Dom. O hostel era em frente ao Dom, um dos principais monumentos da cidade.


Ao fim de algum tempo de ausência cá vão as minhas actualizações.

Já esteve aqui muito frio, tanto quanto o mínimo em Portugal, o que me obrigou a comprar umas luvas antes daquilo que estava à espera. Felizmente melhorou e hoje estão cerca de 12 graus (nada mau, acreditem). Estou inundado em trabalhos para a faculdade.... tenho poucas aulas, mas as horas que gasto com os trabalhos são imensas. Já conheci mais portugueses aqui, bem como uma série de gente de muitos lados. Kaunas é bonito mas já está quase tudo visto, por isso fui neste último fim de semana a Riga, com mais 18 Erasmus. Aconselho Riga a todos, excelente cidade e ficamos num hostel mesmo no centro (mesmo mesmo) por 7 euros a noite. O melhor hostel em que já estive (e já estive em alguns). Dia 10 de outubro vou a Minsk e lá para o final do mês a Tallin. Seguem algumas fotos de Riga:

domingo, 28 de setembro de 2008

Alicantina =)

Hola chicos!!
É com muita pena minha que estou a escrever este post sozinha, depois da primeira (e espero que ultima) baixa de peso!
Aqui ando eu por Alicante! Ao contrario do que estava à espera está a chover por estes lados, o que se traduz numa necessidade enorme em ir renovar o guarda-vestidos uma vez que feita esperta só resolvi trazer roupas de Verão, e apenas 2 camisolas de manga comprida e 2 casacos! (sim, sou mm muito inteligente :s)
Bem..vamos lá começar pelo principio! Tal como devem saber apanhei um avião da Ryanair até Valencia, onde fiquei por uma noite! A primeira impressão foi que a cidade não é propriamente bonita porque os prédios são todos muito castanhos, o que torna a cidade muito escura, tendo vindo a reparar que os predios castanhos devem estar na moda em todas as cidades espanholas, pelo menos nas que passei! Do aeroporto de Valencia para a estação de metro correu tudo bem porque havia elevador para descer com a carrada de malas que trazia..mas na estação que era suposto sair pa apanhar o comboio nem havia elevador nem escadas rolantes! Agora imaginem-se a subir as escadas todas da estação de metro Combatentes e mais algumas com malas e sacos e com um calor de morte!:s Enfim...!

Como já devem saber sou uma pessoa de muitos connects, por isso ja tinha conhecido ha uns tempos no hi5 um rapazinho de Almada (Vasco) que ia tambem estudar para Alicante. Tinhamos combinado que quando chegasse ele ia ter à estação de de Alicante e que ia cnc até à residencia onde iamos ficar! Foi mesmo impecavel! Mal chegamos a Residencia Villa Universitaria soubemos logo da existencia de mais dois portugueses, e mal acabamos de nos instalar nos nossos quartos conhecemo-los!

O meu quartinho!!

São a Inês e o João e são um casalinho lisboeta de Direito da Católica muitissimo simpaticos! Nessa mesma noite convidaram-nos logo para irmos até ao quarto deles onde o João preparou um Mojito para nós!!;) Entretanto chegaram dois Italianos de Roma ao quarto deles (Andrea e Federica que como não gostam do nome deles tratam-se por Jony e Carlota!lol) e quatro irlandeses! Bem, estes não são irlandeses puros, porque um é meio irlandes meio italiano, outro meio irlandes meio espanhol e outro meio irlandes meio chines! Só mesmo um que é totalmente irlandes! De imediato surgiram grandes afinidades entre todos e fomos sair para a festa de recepção aos estudantes de Erasmus! Nessa mesma noite conhecemos mais duas portuguesas muito queridas da universidade de Coimbra! Tive mesmo muita sorte em te-los conhecido a todos! Estamos um grupinho mesmo 5 estrelas!


Vasco, João e Ines atrás, Federica, Andrea, Adam, Marcos Eu e Inês! Falta o Riccardo e o Andy

Na residencia tenho pensão completa, o que não sei se é propriamente vantajoso porque a comida não é lá muito boa! Se fossemos a comparar com a da Feup, a cantina era muito parecida a um hotel de top dos melhores chefs!:P Ah, e para grande surpresa minha os espanhois quase nunca comem arroz às refeiçoes!! Isto é um crime!! Arroz só mesmo na Paella! Ai que saudades de um arrozinho de marisco ou um arrozinho de cabidela! É que é todos os dias batata frita ou massa!grrrrr A maior parte das pessoas aqui na Villa são espanholas! No inicio não convivia muito com eles mas agora que a Inês foi embora tenho me divertido mesmo imenso com eles! Ainda na 5f fomos para um lugarzinho estranho para o tão conhecido Botellón! No final já tavam todos alegres de mais e só me pediam para cantar um fado!LoooL É que tiveram cá uma sorte!:P Na residencia há também praxe, as conhecidas Borregadas! Ou seja, vim aqui para Espanha para ser borrega! Na primeira noite de borregadas, nós tugas tivemos de cantar musica popular portuguesa para os outros borregos dançarem!lol Depois ataram-se a mim e à Inês com fita cola e tivemos de ir a saltar ate um jardim onde tivemos de andar lá a rebolar!lol Já não me bastava figuras tristes nas praxes do Porto...!;)


No que diz respeito às aulas o meu horario não é grande coisa!basicamente é ter 2h de aulas, 2h30 de furo, 2h de aulas, 2h de siesta e depois mais aulas! O que vale é que a residencia é mesmo em frente à universidade e venho dormir nas horas vagas!=) As matérias também não são propriamente aliciantes, mas é o que se arranja! Estou a fazer disciplinas de Engenharia Química e de Ciências do Mar! Há uma que estou mesmo a adorar que é Ingeneria del Medio Ambiente! Tive a falar com o professor e basicamente vai ser só sobre combustiveis fósseis e energias renováveis, o que é algo que me atrai!=) na 6f tive uma visita de estudo e como somos so 4 alunos a Planificación y Gestión del Litoral y Medio Mariño fomos no carro do prof dar uma volta pela costa Alicantina! O que parecia relativamente facil na primeiras aulas tá-se a tornar bastante complicado porque é muito pormenor e muitos termos técnicos que eu não faço a minima ideia o que querem dizer em espanhol nem mesmo em portugues! (Ah, convém dizer que o meu espanhol está cada vez pior, porque como convivo muito com os italianos já não sei se falo espanhol ou italiano ou mesmo espanhol com sotaque italiano=/) O campus da universidade e mesmo enormeeee! Só para terem ideia, os profs e os empregados movimentam-se em carrinhos de golf!LOL

Universidad de Alicante

A cidade não é propriamente muuuuuuito bonita porque os prédios são tds mt castanhos e feiosos (voilá) mas tem uma praia mesmo porreira o que me faz pensar que tou no sitio ideal!=) Normalmente quando saimos vamos para o porto de Alicante ou para o Barrio que são zonas com muitos bares, o que dá quase para fazer a tão tipica Rota das Tascas portuense! Resumindo...a noite aqui RULLA!looool


Playa de San Juan de Alicante

O departamento Socio-Cultural organiza muitas actividades e viagens para estudantes Erasmus, tendo havido já uma paella gigante bastante divertida no Castelo de Alicante!;)

UP vs UC antes da Paella gigante



Paella


Bem, e agora vou mas é terminar porque está aqui um irlandes a expulsar-me do quarto para irmos ver o filme do Batman!lolol

Espero que estejam todos muito bem e fico a espera de visitas!!

Beijinhos,

Gi****

p.s. Miss u popcorn ;)

mariana.it3

The day I went to Venice=)

Não deve haver outra cidade no mundo com tantos turistas como Veneza! Qual romantismo qual quê! Só turistada especialmente chineses a tirar "pictures"! Como eu não passo de uma reles turista até amanhã (dia em que vão começar as aulas), aqui fica uma das minhas pictures... Só para demonstrar que não é so Pisa que tem uma torre inclinada!

P.s. quem é que anda a ler a time? Aquilo do stuff tá engraçado, mas a rapariga é um bocado irritante.

story of stuff

descobri isto na TIME. vejam, está altamente!

http://www.storyofstuff.com/

sábado, 27 de setembro de 2008

descubra as diferenças em Utrecht...

Ontem à noite fomos a Utrecht passear e beber umas cervejas. Encontrámos lá o Joaquim Monchique! O João e ele! :)

E agora ele sozinho!


(vejam mais em http://picasaweb.google.com/luisa.teixeira0)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mas porquê?

O meu quarto tá tdo desarrumado e só como sandes ao almoço!!! xunga

mariana.it2


One week - ALIVE)

Ciao. Come stai?

Pois é, tal como prometido aqui vai a minha segunda crónica por estas terras mediterrânicas (terra do Gabriello Fallopio (o anatomista das trompas!), se é que interessa). E pois é... parece que tenho sobrevivido, apesar de todas as manobras estranhas de bicicleta que por sorte ainda não me mandaram desta pra melhor. Há um montão de coisas para contar, como em qualquer parte do mundo... (sejamos realistas).

Para já, as pessoas que conheci e com quem tenho trocado mais impressões são a Helle (Dinamarca), a Ida (Noruega) e o Justin (Canadá). São todos grandes malucos, se é que lhes podemos chamar isso. A dinamarquesa já é a 2ª vez que cá está. Já fez Erasmus em Florença e por isso é bastante fluente em italiano. A Ida é estudante de Erasmus de enfermagem e não percebe nada de italiano (diz ela que isso até pode jogar a favor dela no que toca ao contacto com pacientes!). Foi fazer o 12º ano ao Alasca! Tem uma maneira de ser bastante parecida com a Madalena, mas é muito mais preguiçosa! E o canadiano está cá por um semestre e vai passar o próximo a Praga! Também já trabalhou na Austrália em tratamento de águas! É estranho… apesar de cá estar há pouco tempo tenho a impressão que vão ser bons companheiros de Erasmus… têm todos um enorme espírito aventureiro e por isso de dia para dia descubro coisas novas sobre eles que me fazem gostar ainda mais de cá estar.

Fora este pequeno grupo, já conheci pessoas de todas as partes do mundo, desde a Nova Zelândia até às Américas.Confesso que estou espantada com o facto de ter conhecido gente logo nos primeiros dias, porque pensei que isto da socialização era um processo moroso e que funcionava essencialmente em festas. "I guess I was wrong=)"

Outra coisa que noto é que, aqui, em vez de falar italiano (como devia), tenho treinado o meu inglês como nunca. Como só a Helle fala italiano, a nossa língua base é o inglês. Mas quando o curso de italiano começar I’m sure that will change.

A maioria das pessoas que tenho conhecido aqui, são pessoas que estiveram na pousada onde estou. Este é o único aspecto positivo da pousada, porque fora isso é terrível! Estou morta por sair desta “coisa” e ir para a residência. Aqui na pousada põe-nos todos fora das 9:30 às 16:30, e por causa dessa regra inimaginável passo os dias "outdoors"!

Para já tenho tratado de papelada, papelada, papelada o que me leva horas, porque os serviços ainda são piores que em Portugal! E claro, tenho comido pizza, pizza, pizza, pasta, pizza, gelados, gelados, gelados... Enfim… tenho explorado este lugar ao máximo... cada dia é uma aventura diferente=)… especialmente porque estou nesta estranha pousada que alberga pessoas desde os 18 aos 60 anos. Há dias estiveram no meu quarto 2 senhoras idades entre 60 e 70, provavelmente peregrinas do Sto. António, e eu tive que dormir num dos beliches, porque como é óbvio uma delas não conseguia subir para a cama de cima! Claro que é uma coisa (entre muitas outras) que demonstra que a organização italiana não é das melhores.

Acho que vou sair daqui com uns kg a mais com toda esta comida mediterrânea, apesar de jogarmos futebol de vez em quando e de eles acharem que (tal como acontece com o xunga) sou grande craque! Por outro lado acho que vou chegar a Portugal bastante mais vaidosa do que antes, porque as pessoas aqui têm um cuidado especial indescritível e é impossível ficar para trás.

A vantagem é que é só gente gira!E pronti! Para já é isto que se passa por cá, aguardo ansiosamente o feed back dos outros locais e de Portugallo!


This sentence is for you Ida! At least you're able to see the picture!!! You Facebookaholic!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

é verdade...sou a madalena!
Pessoal olhem lá o nome do meu projecto de investigação:

"asorption of arsenic by iron oxide impregnated exchange resin-column studies"

Bem primeiro não faço a minima ideia do que seja, segundo acho que ele se enganou nas palavras "asorption" que deve ser "adsorption" e não sei se mais alguma, pois na net isto é totalmente desconhecido! lol
É uma lição para a próxima saber exactamente o que quero =)

Outra coisa...o que é isto de comentários anónimos?

Beijinho a todos*

domingo, 21 de setembro de 2008

Budapest.4

Olá a todos!!
Desde a ultima publicação já temos muito para contar, os ultimos dias têm sido intensos.
Como já vos tinhamos dito tivemos o jantar internacional, aquilo correu muito bem. Fizemos mini-francesinhas (só com queijo, fiambre, bife, chouriço e claro o molho!!!), "peixe" à braz , arroz doce e assamos chouriço. Claro que depois levamos bebidas, uma garrafa de vinho do porto, que o Zé (o da FEUP que veio connosco) tinha trazido e uma garrafa de Licor Beirão que tinha trazido o Ricardo (um dos Lisboetas). Bem vocês nem imaginam o sucesso que fez a nossa comida, em menos de 15 minutos já não tinhamos francesinhas e a bebida também desapareceu rapidinho claro. Mandamos uma foto nossa depois de termos encontrado o LIDL e feito as compras.


Na segunda- feira, chegavam uns amigos do Zé que estão a fazer ERASMUS na Eslováquia, qual não é o nosso espanto quando vemos o Diogo que é de mecânica mas andava sempre com os de minas, lembram-se? O mundo é mesmo pequeno!! Às segundas vamos todos para o Morisson, é certinho. O Morrison é um bar onde pagamos 500 florins ( não chega a 2,5 euros) e temos direito a 3 cervejas, isto entre as 9 e as 11 da noite. O bar tem karaoke, até é simpáctico, estamos lá todas as segundas batidinhos. Segue uma foto nossa no bar, mas não é desta semana.


Na quarta-feira percebemos que para este pessoal o Marco é Espanhol, passamos a explicar. Tivemos que ir mais uma vez à nossa coordenadora, Ezster Kiss, para fazer as alterações nas cadeiras. Já que estavamos no gabinete dela aproveitamos e tiramos uma folhas carimbadas pela faculdade com alguns dos nossos dados (nome, nacionalidade, por ai fora) e que temos que entregar na policia, para adquirir o visto de residência ou qualquer coisa desse género. Bem, no papel do Marco o nome e morada estavam bem mas aparecia que a nacionalidade dele era Espanhola. Novidade agora a Senhora da Hora fica em Espanha e não em portugal. Coitados não estão habituados aos nossos nomes, moradas e por ai fora e por isso trocam tudo LOL.

Na quinta-feira jogava o benfica (o porto jogou no dia anterior, mas aqui são todos do Benfica, só eu (Inês) e o Roland (outro Lisboeta) é que somos do GRANDE PORTO) por isso o Zé e os amigos vieram para aqui ver o jogo. Esta noite foi para esquecer, para os dois, mas mais para o marco, 1º o benfica perdeu ( o Marco estava com grande cabeça, eu não claro), 2º apanhamos uma multa no último metro da noite, eu pensava que tinha o meu passe mas afinal era o do Marco que nunca está em cima da mesa, tivemos que pagar 6000 florins (perto de 30 euros). A nossa sorte foi estar lá o Diogo que nos emprestou dinheiro senão não tinhamos dinheiro suficiente, uf! (Ainda vamos tentar reaver metade do dinheiro mostrando o passe, vai ser uma verdadeira aventura!! ).

Na sexta-feira à noite fomos pela primeira vez às termas (aqui são muito famosas), entramos antes das 11h e saimos as 4h da manhã (hora de fecho). No entanto, esta nossa estreia não correu muito bem, apesar daquilo ser altamente e dar para relaxar. Dois dos nossos colegas foram assaltados (Zé e Diogo), roubaram-lhes dinheiro e os telemóveis. Não sei muito bem como é que aquilo aconteceu porque cada duas pessoas tinham uma cabine para guardar as coisas e para se vestirem e cada cabine tinha uma chave. Ora eles fecharam a porta à chave de todas as vezes que foram à cabine, por isso não percebo, as chaves devem ser todas parecidas ou hà mesmo chaves iguais não faço a mínima. Ao Marco roubaram a toalha.

Esquecendo o episódio do dia anterior, lá fomos no sábado para o Citty Rally, aquilo foi altamente pagamos 1500 florins cada um (mais ou menos 7,5 euros) e tinhamos direito a jantar e bebidas. Fizemos um jogo diferente em cada uma das 6 paragens que tivemos que fazer durante o percurso. Eu e uma espanhola do meu grupo (Blanca DelBarrio) vestimos roupas da Hungria e tudo. No final GANHÁMOS, somos os maiores!!! A equipa chamava-se Iberia Team, tinha 4 portugueses e 3 espanhóis. Para já não temos fotos mas em breve vamos ter e ou publicamos aqui ou pomos nos nossos albuns do picassa (obrigada luisa pela dica!).

Assim chegam as novidades fresquinhas por terras Hungaras.

Bjs e abraços internacionais
Marco e Inês

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

wageningen.4



olá minha gente!

tenho mais ou menos novidades...primeiro um belo update das minhas fotos. para quem ainda não sabe, tenho um album público no picasa, cujo link é http://picasaweb.google.com/luisa.teixeira0. adicionei hoje algumas fotos novas, nomeadamente do gato do meu corredor, Mollie! apesar de aqui não parecer, este é um gato estremamente obeso, assim ao estilo Garfield (quando trota a banhinha abana toda!)

Hoje fiz duas coisas engraçadas. primeiro revolvei-me contra o facto da minha ESN ser uma chachada e ainda não ter feito nada e decidi fazer alguma coisa acerca disso! criei um grupo no facebook para os erasmus de Wageningen. E como arranjei os contactos deles, perguntam vcs? nada mais simples...copiei-os todos do destinatario de um mail que o meu coordenador erasmus tinha mandado!:) isto não serão tds, pq aqui os coordenadores sao tres, mas circula um pedido para que se passe a palavra a outros erasmus. ate agora estamos 7.lol nao é muito, mas espero que durante o fim de semana o número aumente. amanha vou criar um evento, so para ver como é a resposta das pessoas... aqui vai o nome, para quem quiser procurar a semi-palhaçada que eu inventei com a ajuda do joao!

belo símbolo, hem? conseguem adivinhar quem é?=P

gostaria só de dizer desde já que ontem a noite partilhei a minha ideia com a Johanna (sueca) e a Aleksandra (polaca) e elas acharam muito bem! logo não foi só uma ideia louca minha....

a segunda coisa gira foi iniciar a transformaçao da minha bicicleta! digo-vos, tentar encontrar a bike no meio de milhentas é mm chato...e ainda por cima tou me sempre a esquecer de onde a ponho. então decidi torná-la mais indentificável e única...=)

mas ainda é um trabalho em progresso porque acabei com o rolo da fita! acho que o próximo vai ser vermelho...(já so tenho preto, vermelho e branco!)

amanhã é dia de mercado! weeeee!lol por isso em breve esperem fotos giras de pessoas com queijos GIGANTESCOS e a comer peixe tipo o faquir!

beijinhos beijinhos!

luisa


ps: ah, já sei dizer vai para o caralho em russo!! pashol na hui!!=p
Alô a toda a gente!

Vou ver se me entendo com isto, visto que com o facebook tenho tido alguns problemas =/...
Fico a espera de noticias vossas estes meses para me entreterem durante os excelentes tempos mortos que vou ter na fac!...
Fui lá segunda, primeiro dia de aulas, armada em aplicada e imaginem la que o palhaço do Prof que tinha mandado mail a dizer "amanhã aula as 11h" não apareceu! Bem como podem supor, muito bem disposta com a situação, não voltei a lá por os pés esta semana...mas na próxima segunda feira vai ter que começar! Pelos vistos as confusões continuam, já nos inscrevemos 2 vezes nos horários e parece que estes ainda vão mudar nas próximas semana.
Bem, esta semana foram as festas da católica! Todos vocês adoram as festas da católica lol...mas como não podia deixar de ser lá fui...nem vos vou descrever o meu estado na terça...CAOTICO!! Eurico pergunta aos teus amigos, tive com eles. De resto ninguém da feup lá andava...Na quinta (ontem) encontrei ana, sofia e filipas nas galerias de paris! foi um encontro rapido...mas fico contente de ver que os poucos que ficaram fazem questão de ir beber uns copos...

Concluindo esta semana...farda e depressão! Vocês fazem mesmo falta cá...

Vou vos deixar umas fotos que vos façam viajar pelo meu verão...posso dizer que foi dos melhores que já tive! :)
Primeira noite...grande churrasco!Porto...sem grandes novidades.


Noite LaMovida...sem comentarios...


Arrifana...mais churrascos, noite, praia...maior sossego! Alta semana...nada de SW!

CROACIA! Tive só 15 dias em vez de 3 semanas porque quando fui ver a minha conta bancaria so me sobravam 40 euros e tive que me por a andar de lá!...mas uma viagem incrivel! Também acabamos por andar em Veneza e Ljubljana (Eslovenia) à ida e Zagreb e Milão à vinda.

Todas juntas eramos 9 (Hvar)!


Vista da nossa casa em Bol (Brak)...passei-me com as paisagens!



Bol...um panorama da vila


A vista do ferry à saída de Hvar...
A seguir à Croácia seguiram-se 2 regatas em Espanha. Uma em Baiona...chamada: Principe das Asturias...o que é importante é que mal chegamos a terra temos Gin tonicos, cerveja e vinho à pala! Para mim é o maior excitamento lol


No mar...a fingir que ia ao leme, porque não ia!


Em terra uma vista geral das nossas mesas: os balões de gin, os copos de vinho e os de cerveja!

A segunda regata foi o AUDI em Sanxenxo...importante que saibam que ainda tinha mais bebidas à pala! além de música e concertos quando se chegava a terra! É escusado dizer que foi a verdadeira desgraça...

Só tenho 3 fotografias de dia neste campeonato! nenhuma minha...nesta estamos já a ir para terra! Ligava-se a música e era só a bombar!


À noite tenho mil fotos! MAs acho que esta consegue representar tudo o que se passava por aqueles lados lol...para que conste este menino era um bailarino contratado!
Bem Fica por aqui a minha msg...já me estiquei! parece-me que assim deixo de ter noticias para contar...a partir de agora é só estudo estudo estudo...por isso fico a espera de noticias vossas para me entreter!
Beijinho grande a todos amiguinhos








quinta-feira, 18 de setembro de 2008

mariana.it1

Ciao everyone!

(sim…o Ciao serve para dizer olá e para nos despedirmos, em italiano… o everyone é que ainda não aprendi=))

Neste momento encontro-me no meu quarto partilhado com 5 pessoas no “hostel” onde vou estar aí uns 10 dias à espera do meu lugar na residência. Como cheguei hoje ainda não conheço ninguém, apenas de vista 3 das raparigas que cá dormem. Duas delas são alemãs e falam entre elas aquele dialecto complexo! Não consegui perceber se já se conheciam ou não, mas uma delas passa a vida a falar ao telefone em todas as línguas possíveis…é super poliglota! A outra passa a vida no facebook (e sei isto porque tenho visão directa para o ecran dela… não senhora, é claro que não sou cusca!). Não tiveram grande vontade de falar comigo, mas também estou cá há poucas horas e com umas olheiras dos diabos.(ah! E a boa notícia é que tenho net que vai e vem num piscar de olhos… o que torna difícil qualquer ligação ao Messenger). Uma 3ª rapariga é alta executiva, entrou aqui com o fato do trabalho e saiu toda produzida…mas tem aspecto de quem já conhece os cantos à casa. A minha viagem correu dentro dos padrões normais (apesar da véspera e antevéspera terem sido terrivelmente dolorosas… ). Quando cheguei a Pádua achei que não podia passar sem uma foto e como precisava para as inscrições meti-me numa daquelas máquinas de fotos tipo passe com cortininha e tudo! Quase que me levaram a mala, porque aquilo não tem espaço nenhum e, como é obvio, tive que a deixar de fora! A minha sorte foram os “polizias” que rondavam a zona da estação, porque é mesmo muuuito manhosa…

(Sim,estou com cara de quem não dorme há 48horas!) (E sim, o meu scaner improvisado é a minha máquina fotográfica!) (E que raio de formato que eles arranjaram... 3 pequenas e 4 ainda mais pequenas!)

Anyway… apesar de já conhecer Itália, é um país que não pára de me surpreender. Aqueles que pensam que os italianos não pensam no ambiente estão enganados… Os autocarros “correm” a biodiesel e há "trams" e bicicletas quanto baste. Também as barreiras sonoras (aquelas que o nosso querido professor de acústica nos ensinou a dimensionar) estão por todo lado, especialmente ao longo das linhas férreas,. E há restrições de trânsito em algumas cidades (como em Bergamo). Por outro lado, aquela outra ideia base de que as italianas são mulheres arranjadas é “vero”. Elas são, de facto, pessoas muito cuidadas e qualquer cota de 70 anos tem elevadas hipóteses de competir com gente na flor da idade, garanto-vos! Hoje vi uma cena bastante pitoresca: uma lady na casa dos 75 (*-), eram garantidamente 75) a andar de bicicletas atrás do cão (um daqueles “lulus” com casaquinho) de mini saia e a fumar um cigarro…ou seja… sem mãos no volante! Amanhã definitivamente vou tratar de comprar a dita bike...tem que ser! Fora as bikes há muitos Fiat’s, Lancias e AlfaRomeos… como não podia deixar de ser…

O sítio onde estou é bastante sossegado e disse-me o recepcionista mal cheguei: “Erasmus?” por isso conto começar a travar os meus connects aqui=). A meu ver acho que deviam todos cá vir =). Vou tentar escrever a crónica semanal, mas não prometo nada:P.**

P.S. como isto vai de copy paste do Word podem surgir alguns erros de formatação…isto de ter segundos de net é trabalhoso!

P.S.2 vamos lá ver se é desta! ao fim de mil tentativas vim para a casa de banho onde a rede é melhor! elas olharam para mim de lado...sair com a toalha e com o pc de um cubículo com sanita não é de gente com juízo!)

Barcelona 1


Hola!!!
Desculpem pela demora mas temos andado mto atarefadas com as fiestas!! :) Isto por ca esta a ser giro!! Há festa todos os dias! Já conhecemos mta gente e ja se esta a juntar um grupito catita com (mts) portugueses (7!!), franceses, alemaes, espanhois, suiços, colombianos e um brasileiro (mttt cromoooo...lol - um tipo de pessoa que toda a gente foge (mas a correr mm!!), mas ele cola-se a toda a gente... inaccreditável e como se não chegasse.. é gd amigo do scolari...) ahhh.. sem esquecer de um rapaz da Noruega (mas c aspecto de ser talibã) que nao sabe falar espanhol nem ingles.. por isso kd ele esta connosco fica a olhar para nos, sp c o sorriso colado, e a abanar a cabeça como se tivesse a concordar com td k se estava a falar..lol. esse é mais conhecido como bombista!! (lol tem um ar duvidoso!! lol)
A nossa casita é mto gira, apesar de nos ter aparecido uma barata enorme (em comparação com as de Portugal) no WC...Agora vamos rezar para que não apareça mais nenhuma!!!
Já fizemos um super jantar com a nossa comidinha "tradicional" - um bacakhau com natas e uma feijoada - e o nosso grupito de cá adorou!!! [foi a Ana que fez!]
Agora estamos à espera dos pratos de outros lugares.. Este fim de semana vai jantar francês [tirando a parte de nenhum francês saber cozinhar, queremos acreditar que vai ser um bom jantar..lol]
Mas como está td a concurso, acho que vamos ganhar!!! não houve ninguém que não gostasse da comida :)
Quanto às aulitas, ainda nao tivemos as disciplinas todas, mas os professores não parecem ser maus! Temos um que é cara chapada do Luis Melo (RB), e até a sua maneira de falar e de explicar é parecida! parecem irmãos!! E outro que parece o Paulo Bento (só falta o risco ao meio!!!). A nossa faculdade é grandita, mas é um edificio com pelo menos 11 andares.. e os elevadores sao super lentos!!! e ha elevadores para os andares pares e outros p os andares impares!! acham normal?!?!
Ficam aqui algumas fotos dos nossos dias (ou melhor, noites...) por aqui (não há fotos da cidade pq ainda n fomos visitar nada!!!lol)





Besitos e prometemos dar notícias mais vezes!!!
Ana e Inês

wageningen.3 - o incêndio!

hj experimentei o meu primeiro exercicio de incendio! sabem, aqueles que nao feup nc se fazem, apesar do alarme apitar 500 xs ao ano... foi mesmo giro!lool pena foi que tive de descer 6 andares a pé e ficar cá fora a socializar uns 10 minutos. depois deu um mega apito e pronto, volta tudo la para dentro para entupir os elevadores!

foi uma boa maneira de ter um intervalo verdadeiro!:) (as minhas aulas de PC sao de 4 horas e nao tenho nenhum oficialmente..)

tive mesmo pena de nao ter a minha máquina fotográfica comigo! queria ter tirado fotos para vos mostrar...talvez daqui a uns dias encontre alguma coisa online! por agora, para compensar, fica um belo video do youtube!:)

http://www.youtube.com/watch?v=elxx9JUe1r8

é de salientar que o edifício onde o Joao esta agora a morar é um daqueles, com o belo nome de Bornesesteeg!:p

fico a espera de vida social para por mais fotos fixes!:)

luisa

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Eurico e Miguel em Floripa 1

Bom dia, a pedido de várias famílias ( luísa e companhia...) aqui vai o primeiro briefing da nossa estadia em Floripa!
Primeiro uma visão da ilha.





Em seguida vai uma foto de uma das praias de Floripa conhecida como "praia mole", é so procurar no youtube por esta praia que se fica com uma ideia interessante do que se passa por aqui.

Devo confessar que apenas fui quatro vezes até a praia desde que aqui estou, mas como estamos no Inverno não se pode desanimar, que dias mais quentes virão!

Como "sabem" o miguel fez anos dia 21 de Agosto, e como não podia deixar de levar com o belo do bolo!

Bem agora pa finalizar fiquem com uma ideia da socialização do miguel, com a constante solidão do Manel!





Espero ter saciado toda essa fome por notícias nossas, e agora é chatear o miguel para ele fazer a próxima actualização.
Abraço e beijinhos para todos

Budapest.3

Olá caros colegas!!!

Uff! Após um longo processo de negociação com a C. Alvim, chegamos a um acordo. Já temos o nosso plano de estudos estipulado definitivamente. Durante esta estadia comprometemo-nos a fazer as seguintes disciplinas:

- Management and Business Economics
- Environmental Management Systems
- Environmental Protection in Transportation
- Water Resources Project Planning
- Human Resources Management
- Microeconomics

Está mais que visto que o nosso ramo é Gestão.

Ficamos com o seguinte Horário:


Temos cerca de 16 horas de aulas por semana. Temos a vantagem de não ter aulas à sexta-feira e a grande vantagem de nunca ter que almoçar na faculdade... aquela cantina valha-me me deus!!!

Por outro lado temos a desvantagem de entrar 2 dias às 8 da matina, mas isto é menos, o que me está a preocupar mais é sair 2 vezes às 19H!!!
Ora vejamos, tendo em conta que aqui oficialmente é apenas mais uma hora do que em Portugal, mas na teoria devia ser cerca de 3,5H, podemos concluir que as 19H são na verdade 22H. Se a isto juntarmos o facto de aqui o Inverno ser bastante agreste... nem quero pensar.

Bem de resto a experiência está a ser fabulosa, é festa todas as noites. A cidade é simpática, o sistema de transportes é simplesmente fabuloso. Pagamos menos de 15 euros pelo passe de estudante que serve para o Bus, Tram, Metro e Comboio.

Já conhecemos pessoal de toda a parte do Mundo. Temos um professor que dá uns toques no Português, trabalhou 8 meses no Brasil. O inglês da Inês desenrasca-nos bastante, está a ficar apuradíssimo, o meu... é aquela coisa, vai dando para safar, mas depois de 2 ou 3 beers falo pelos cotovelos, acho que até alemão já falo.

Para terminar deixo-vos uma imagem da nossa universidade tirada à noite e da outra margem do Danúbio.



Beijos e abraços.

Marco e Inês

domingo, 14 de setembro de 2008

Kaunas





Meus caros amigos e camaradas, em primeiro lugar peço desculpa pelas quase 3 semanas sem dar novidades, mas por diversos motivos tal não me foi possível.

Pois bem, encontro-me em Kaunas (lê-se Konas), 2ª cidade da Litûania. O que vos posso dizer da minha aventura até agora é que estou a gostar bastante. Todos os Erasmus estão juntos numa residência e no meu andar estão mais 3 portugueses (da feup), um turco e um espanhol. Já tive visita guiada à cidade, já fui a Vilnius, a Trakai e no final do mês vou a Minsk. Como já estou farto de escrever vão algumas fotos.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Wageningen.2

Digo desde já que chove como em casa! Como os piores dias de chuva em casa.lol enquanto chover assim ninguém andará de bicicleta para ir para a aula, a 10 min de distância! Irra!!!!

E eu que vou passar o fim de semana a Amsterdam com a família...espero que lá não esteja assim!

luisa

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

22 e 53 e eu sem nada pa fazer..

Jojó, tás morto????

Budapest.2

Olá pessoal!!! Então como estão a correr essas vidinhas no estrangeiro? Aqui está tudo bem, esperamos que com vocês também esteja tudo bem. Bem vamos contar-vos de forma resumida claro algumas das peripécias desde que partimos do Porto.

Fomos para Budapeste por Madrid onde ficamos por uma noite. Durante a tarde fomos dar uma volta por Madrid, vimos o estádio Santiago Bernabeu. Dormimos num apart hotel, pagamos 80 euros por uma noite…. LOL…. O chinoca que estava no balcão do aeroporto onde arranjam sítios baratos para dormir em Madrid (baratos diziam eles!) bem que nos enganou. Bem, passando à frente, chegamos ao apartamento onde dormimos, aquilo era de 4 estrelas, tinha discoteca e tudo, mas como estávamos todos rotos e no dia seguinte tínhamos que acordar às 7h da manhã ficamos por lá, fomos só dar uma voltinha ali perto. Atenção, pagamos 80 euros mas tínhamos direito a transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa, a despertador, os da recepção ligavam-nos à hora combinada para despertar e só desligavam quando falássemos, e a televisão tinha jogos, mas para jogar pagava-se mais, só que o marco percebeu isso tarde de mais, de manhã lá tivemos de pagar mais 3 euros por causa dos jogos LOL.

Chegamos a Budapeste apanhamos logo um táxi para vir para o Hotel (Hotel Ventura) e logo dos que no livrinho de Budapeste dizia para não apanhar porque era dos mais caros, sem comentários. No hotel estavam imensos estudantes da BME, universidade onde vamos estudar, na sua maioria espanhóis, nunca pensamos que houvesse tantos espanhóis aqui mas é verdade só se vê espanhóis (são mais que as mães). Aqui a grande maioria dos estudantes de ERASMUS são espanhóis ou americanos. Eu fiquei no quarto 312 e o marco no 304. Eu fiquei com duas espanholas, mas elas arranjaram casa no dia em que chegamos e eu fiquei sozinha. Ao Marco deram um quarto de raparigas, uma delas era portuguesa a outra espanhola, mas ele teve que trocar claro, foi para um quarto com um de Singapura, um americano e um do Bangladesh (eles estavam com os horários todos trocados coitados). No dia seguinte a chegarmos a Budapeste, ou seja dia 3 de Setembro, começou o programa de integração para os alunos de ERASMUS. Eles organizaram imensas coisas, uma visita de bus pela cidade e com guia e tudo, e festas, bem isso foi todas as noites, andávamos todos rotos. Bem uma coisa estranha aqui é que os encontros para as noitadas são à nossa hora de jantar (7h, 8h máximo 9h), eles aqui não devem jantar, LOL. Arranjámos casa, se forem ao facebook vêm algumas das fotos, é altamente estamos a viver com 4 Húngaros e 2 do Cazaquistão. Nesta Quinta-feira temos um jantar internacional organizado pelo ESN (Erasmus Student Network), ainda não sabemos muito bem o que vamos fazer, temos que combinar com os outros portugueses, somos 12 ao todo, depois contamos mais pormenores do jantar.

Este é um dos sítios mais bonitos em Budapeste, tem uma vista espectacular. E como diz a Mariana se quiserem vir cá visitar-nos serão muito bem-vindos a cidade vale a pena, alguns sítios cheiram mal mas é muito bonita e as pessoas que conhecemos são altamente, os húngaros gostam é pouco de trabalhar, às 5h da tarde já está quase tudo fechado.

Beijos e abraços internacionais,
Marco e Inês


mariana.pt3

Olá a todos!

Estou cheia de vontade de seguir viagem rumo a Pádua, mas como as aulas só começam dia 1 de Out (e consequentemente a minha estadia em residência também) só partirei dia 18 (de amanhã a oito, portanto). Estou só a escrever porque a ryanair anda numa promoção qualquer e as viagens estão baratíssimas (Porto-Milão, o resto não consultei=)). Por isso quem quiser fazer uma visitinha está na hora de pensar nisso! Olhem que ir a Itália por 20€ não é todos os dias=)
Anyway... apeteceu-me escrever... temos que começar a escrever mais por estes lados...estou cheia de curiosidade para saber das histórias que se passam por terras estrangeiras!

domingo, 7 de setembro de 2008

Budapest.1

Olá pessoal!

Um tio meu fez-me uns versos antes de eu vir para Budapeste. Como os achei engraçados decidi partilhá-los convosco.

Estadia no país dos Magiares


Vais partir, é como dizem
Para longe e lugar seguro...
São os estudos que o exigem,
Para bem do teu futuro.


As distracções são imensas,
Muitas são uma ilusão...
A vida tem destas coisas,
Cuidado com o coração.


Uma estudante como tu,
Não tem receio em qualquer lugar...
Como vais acompanhada e bem,
Dá para tudo e para estudar.


Esperamos muito sucesso,
Nesta tua nova aventura...
E com um feliz regresso,
Para bem da formatura.



Francisco Cruz



Em breve terão mais noticias minhas e do marco.

Beijos e abraços internacionais.

Inês Pereira